Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa Francisco cria nunciatura na Arménia
02.06.2021
O Papa Francisco vai criar uma nova nunciatura na Arménia, país que partilha a nunciatura com a Geórgia. A informação foi avançada à Família Cristã por D. José Bettencourt, núncio apostólico para a Arménia e Geórgia desde 2017.

D. José Bettencourt com o Monte Ararat, na Arménia, ao fundo (Foto Direitos Reservados) 
A informação surge num momento em que não está resolvida a questão da região da Nagorno – Karabakh, conflito que tem provocado muita instabilidade nos dois países envolvidos, a Arménia e o Azerbeijão. D. José Bettencourt fala à Família Cristã de um gesto «significativo» da parte do Papa, já que, num «contexto onde o ódio visceral não permite a coabitação entre povos, nem tão pouco permite diálogo», surge uma nova nunciatura. «Por vezes a paciência do crente é a única opção viável», defende o bispo lusocanadiano, que acredita numa resolução para o conflito nesta área.
 
Sobre a estrutura que ficará, o prelado português que assumiu há quatro anos o cargo de núncio apostólico para os dois países, confirma que se irá manter como núncio de ambos os países, mas que agora haverá um secretário em cada um dos países, um em Tblisi, capital da Geórgia, e outro em Erevan, capital da Arménia, conferindo a cada país maior autonomia, mesmo mantendo o mesmo núncio.  
 
Geórgia e Arménia são as primeiras nações cristãs da Europa, sendo que a Arménia converteu-se em 301 e a Geórgia em 326. «São terras bíblicas, onde os Pais do deserto estabeleceram mosteiros, igrejas e a pregaram a fé, onde passaram homens e mulheres considerados “apóstolos” destas terras», afirma D. José Bettencourt, num texto enviado à nossa revista.

D. José Bettencourt benze uma ambulância oferecida pelo Papa Francisco à Arménia para o combate à Covid-19 (Foto Direitos Reservados) 
O momento escolhido para a abertura da nova nunciatura não foi inocente. «Esperamos antes do final do ano, com a vinda da imagem de N. Sra. de Fatima», explica, sorridente. Uma visita que acontecerá entre setembro e outubro deste ano, com a particularidade de percorrer estes três países. «A imagem chega a 20 setembro a Baku, no Azerbeijão, e depois estará de 28 setembro a 13 de outubro na Geórgia e de 14 a 31 outubro na Arménia», revela D. José Bettencourt.

 
Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler