Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa Francisco defende que «com o amor não se brinca»
24.10.2018
O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica tem de apostar na formação séria dos noivos, com uma «preparação cuidada», uma espécie de «catecumenato», à imagem do que acontece antes do Batismo de adultos.


«No amor joga-se toda a vida, com o amor não se brinca. Não se pode falar de preparação de matrimónio com três ou quatro conferências dadas na paróquia. Isto não é uma preparação, isto é fingir a preparação. A responsabilidade de quem faz isto cai sobre eles, os párocos, o bispo que permite estas coisas», denunciou, falando de improviso, na Praça de São Pedro, durante a audiência pública semanal.

Francisco prosseguiu o ciclo de reflexões sobre os Mandamentos, desta feita falando sobre o sexto, ‘Não cometer adultério’. O pontífice sustentou que o casamento não é um ato formal, mas um «Sacramento que se deve preparar com um verdadeiro catecumenato». «A vida conjugal exige um tempo de noivado para discernir e verificar a qualidade da relação. Os noivos, para aceder ao sacramento do Matrimónio, têm de amadurecer a certeza de que não basta só a boa vontade, mas tem de apoiar-se no amor fiel de Deus», precisou.



O Papa declarou que nenhuma relação humana é verdadeira sem «fidelidade e lealdade», porque «não se pode amar só até quando dá jeito». O amor «sem reservas», acrescentou, é algo que cada pessoa procura, mas existe o perigo de que o «vazio» do coração seja preenchido por relações sem profundidade, «estéreis e imaturas». «Assim acontece a sobrevalorização da atração física, que em si é um dom de Deus, mas que está destinada a preparar o caminho para uma relação autêntica e fiel com a pessoa», assinalou Francisco.

Uma comitiva do Concelho de Valença está hoje no Vaticano para entregar ao Papa uma imagem de São Teotónio, considerado o primeiro santo português.


A Prefeitura da Casa Pontifícia (Santa Sé) estima que tenham participado cerca de 20 mil peregrinos, dentro de uma Praça de São Pedro rodeada por fortes medidas de segurança.

A reportagem em Roma é realizada em parceria para a Família Cristã, Agência Ecclesia, Flor de Lis, Rádio Renascença e Voz da Verdade.
 
Texto: Octávio Carmo
Fotos: Ricardo Perna
Continuar a ler