Que o Papa Francisco é devoto de Nossa Senhora é sabido. Assim que foi eleito Papa foi à Basílica de Santa Maria Maior. Conta-se que sempre que parte em viagem vai confiar a viagem e levar flores a Nossa Senhora. Durante as viagens há visitas ou etapas marianas.
A sua maior devoção é à Virgem, sobretudo a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que conheceu durante o tempo em que esteve a estudar na Alemanha.
«Portugal é privilegiado»
Mas e que relação tem Francisco com Nossa Senhora de Fátima? Na entrevista à
Rádio Renascença e publicada no livro
Conversas em Altos Voos, Francisco afirmou: «A Virgem é mãe, é muito mãe, e a sua presença acompanha o povo de Deus. Por isso, gostaria de ir a Portugal, que é privilegiado.» Na altura ainda não se sabia que viria.
À pergunta como os fiéis se podem preparar para seguir os pedidos de Nossa Senhora, o Papa responde: «O que a Virgem pede sempre é que rezemos, que cuidemos da família e dos mandamentos. Não pede coisas estranhas. Pede que rezemos pelos que andam desorientados, pelos que se dizem pecadores – todos o somos, eu sou o primeiro. Mas a Virgem pede e há que se preparar através desses pedidos da Virgem, através dessas mensagens tão maternais, tão maternais... e manifestando-se às crianças. É curioso, ela procura sempre almas muito simples, não é? Muito simples.»
Bergoglio e a imagem peregrina
No livro,
Papa Francisco e Fátima conta-se que como bispo de Buenos Aires, Bergoglio acolheu duas vezes a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A primeira vez foi em 1992. No seu primeiro
Angelus, em 17 de março, na Praça de São Pedro, contou um episódio sobre misericórdia passado nessa época. «Lembro-me que tinha sido feito bispo há pouco, quando, no ano de 1992, chegou a Buenos Aires a imagem de Nossa Senhora de Fátima e se organizou uma grande Missa para os doentes. Eu estive a confessar durante aquela Missa. E, quase no fim da Missa, levantei-me porque tinha de ir administrar o Crisma. Veio ter comigo uma mulher idosa, humilde, muito humilde, com mais de oitenta anos. Olhei para ela e disse-lhe: “Avó – na nossa região é costume tratar os idosos assim: por avó –, quer confessar-se?”
“Sim”, respondeu-me. “Mas… não tem pecados!”
E ela disse-me: “Todos temos pecados... Decerto o Senhor não os perdoa...”
“O Senhor perdoa tudo”, retorquiu-me segura.
“E como é que a senhora o sabe?”
“Se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria.” Senti uma vontade enorme de lhe perguntar: “Diga-me, senhora! Estudou na [universidade] Gregoriana?” Efetivamente, aquela é a sabedoria que dá o Espírito Santo: a sabedoria interior rumo à misericórdia de Deus. Não esqueçamos esta verdade: Deus nunca Se cansa de nos perdoar, nunca!»
«Bem-vinda a vossa casa!»
Em 1998, a imagem peregrina de Fátima voltou a cruzar-se com Jorge Mario Bergoglio. Em 19 de abril ele e outros membros do clero da arquidiocese de Buenos Aires e da diocese de Avellaneda e muitos fiéis acolheram a imagem. Houve procissão e depois Eucaristia. O livro cita a homilia proferida pelo atual Papa, muito centrada no acolhimento. «Sede bem-vinda a vossa casa!», foi a expressão mais repetida. No fim, pediu aos fiéis que repetissem com ele a seguinte oração:
«Mãe querida, sede bem-vinda à vossa casa!
Ensinai-nos que Jesus está vivo,
para que O sintamos vivo no meio de nós.
Ensinai-nos a linguagem da ternura.
Bem-vinda sejais, ó Mãe!
Olhai para a minha família,
vós bem sabeis do que tem necessidade.
Olhai para a nossa povoação,
vós bem sabeis onde tendes de ir.
Olhai para o meu coração,
vós o conheceis melhor do que eu.
Sede bem-vinda!
Ensinai-me que Jesus está vivo,
que eu nunca pense
que Ele está morto para mim.
Ó Mãe, dai-me forças.
Dai-me ternura para ajudar os outros.
Dai-me a paz do coração.
Sede bem-vinda à vossa casa! Amen.»
Pontificado consagrado a Nossa Senhora de Fátima
Depois de ser eleito Papa, o pontificado foi consagrado a Nossa Senhora de Fátima, no Santuário. O momento fez parte da peregrinação internacional de 12 e 13 de maio de 2013. O pedido tinha sido feito duas vezes por Francisco a D. José Policarpo. No mesmo ano, em 13 de outubro, na Jornada Mariana, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa celebrou a Eucaristia com a presença da Imagem Peregrina de Fátima, consagrando o seu pontificado e a Igreja novamente a Nossa Senhora.