Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa: importante «cuidar» da relação jovens/idosos em Portugal
08.01.2021
O Papa Francisco recebeu hoje em audiência a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e pediu «particular atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, os mais atingidos por esta crise», assim como para que se cuide «com toda a atenção da relação entre jovens e idosos, por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar», conforme indica o comunicado da CEP enviado à Família Cristã.

Foto de Arquivo 
O encontro serviu, conforme tinha indicado D. José Ornelas, presidente da CEP, em entrevista à Família Cristã, para dar «sinal de comunhão» com o Papa da nova equipa da presidência da CEP. «Não significa nenhum centralismo, significa a caridade, o ministério da caridade que se estende à Igreja inteira e ao mundo inteiro», explicou na altura o presidente da CEP.
 
A delegação portuguesa, que contou com D. José Ornelas, presidente, D. Virgílio Antunes, vice-presidente, e o Pe. Manuel Barbosa, secretário, manifestou ao Papa «a atitude da Igreja em Portugal, quer no diálogo e respeito pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias, quer na procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados». «Referimos ainda os documentos de reflexão que a Conferência Episcopal produziu sobre a reconstrução da sociedade e os desafios pastorais em tempo de pandemia», refere a nota.
 
Papa «entusiasmado» com JMJ em Lisboa
O encontro serviu também para falar sobre a Jornada Mundial da Juventude, e o Papa ficou ao corrente das diligências tomadas até esta altura, e demonstrou «o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023».
 
Finalmente, e olhando para o ano de 2021, o Papa falou das visitas que irá fazer ao Iraque e ao Congresso Eucarístico Internacional na Hungria, pedindo «que rezássemos por ele e pelo bom desenrolar destes eventos», conclui a nota.

 
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler