Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa marca Sínodo dedicado aos jovens
06.10.2016
A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou hoje que o tema do próximo Sínodo, a realizar em outubro de 2018, será «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Conforme a Família Cristã já havia noticiado há meses, o Papa Francisco escolheu um tema que servirá de sequência à exortação apostólica Amoris Laetitia.


«O tema, expressão da preocupação pastoral da Igreja para com os jovens, está na continuidade dos resultados das recentes assembleias sinodais sobre a família e do conteúdo da exortação pós-sinodal Amoris Laetitia. Destina-se a acompanhar os jovens no seu caminho de crescimento, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, e participando ativamente na edificação da Igreja e da sociedade», pode ler-se no comunicado da Santa Sé publicado hoje.
 
Já em julho, a Família Cristã tinha noticiado que, no final do consistório de junho, o Papa Francisco tinha consulado o colégio de cardeais sobre os possíveis temas a abordar num próximo sínodo, e a juventude foi um dos temas fortes que surgiram. O Vaticano explica que o Papa Francisco escolheu o tema também depois de consultar as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais Católicas e a União dos Superiores Gerais, tendo em consideração as sugestões dos participantes na última assembleia sinodal e o parecer do XIV Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos.
 
Com base nessas fontes, o Pe. Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, tinha adiantado o quão «importante» seria um sínodo dedicado à juventude. «Faz sentido um sínodo sobre a juventude, porque urge repensar toda a dinâmica da igreja, principalmente sobre a juventude. O Sínodo permitiria fazer um convite e usar a metodologia de Emaús, em que Jesus não refila, não julga, mas se põe a caminhar com eles, e penso que o Sínodo poderia ter essa imagem, se fosse para avançar com este tema», dizia na altura o diretor do DNPJ. Este foi o cenário que hoje a Sala de Imprensa confirmou a todo o mundo, e que irá começar a ser preparado no final deste ano dedicado à misericórdia.
 
A assembleia de 2018 segue-se aos dois encontros mundiais de bispos que em 2014 e 2015 debateram os temas da família e do matrimónio, concluídas na exortação apostólica pós-sinodal ‘A Alegria do Amor’. Desconhecem-se ainda os modos de preparação para o Sínodo, mas tendo em conta que está marcado apenas para 2018, prevê-se que haja de novo uma grande ênfase na participação dos fiéis de todo o mundo nos documentos de trabalho em preparação para o Sínodo, muito especialmente da parte dos jovens e dos movimentos juvenis.

 
Texto: Ricardo Perna
Fotos: Conferência Episcopal da Polónia
Continuar a ler