A Sala de Imprensa do Vaticano emitiu um
comunicado, em que o Papa convida os fiéis de todo o mundo a rezar o Terço todos os dias durante o mês de outubro. «E a unir-se assim à comunhão e em penitência, como povo de Deus, no pedido à Santa Mãe de Deus e a São Miguel Arcanjo para que protejam a Igreja do diabo, que sempre procura separar-nos de Deus e entre nós», diz o comunicado. O Papa Francisco encontrou-se com o diretor internacional da Rede Mundial de Oração pelo Papa e pediu-lhe que difundisse por todo o mundo este apelo.
No comunicado diz-se que o Santo Padre pede aos fiéis de todo o mundo para porem a Igreja «sob o manto protetor» da Virgem Maria, para a «preservar dos ataques do maligno, o grande acusador, e torna-la ao mesmo tempo sempre mais consciente das culpas, dos erros, doa abusos cometidos no presente e no passado, e empenhada em combater sem nenhuma hesitação para que o mal não prevaleça».
O Papa sugere que no final do Rosário seja rezada a antiga invocação «
Sub tuum praesídium». É oração mais antiga conhecida à Virgem Maria. A versão mais antiga foi descoberta num papiro egípcio do século III. No comunicado do Vaticano, diz-se que «místicos russos e grandes santos de todas as tradições aconselhavam, em momentos de turbulência espiritual, de proteger-se sob o manto da Santa Mãe de Deus pronunciando a invocação «
Sub tuum praesídium».
A oração é:
Sub tuum praesídium confúgimus,
sancta Dei Génetrix;
nostras deprecatiónes ne despícias in necessitátibus,
sed a perículis cunctis líbera nos semper,
Virgo gloriósa et benedícta.
Em português: «À Vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.»
Além desta oração, o Papa pede também que a oração do Terço termine com a oração a São Miguel Arcanjo escrita por Leão XIII: «São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demónio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas.»