Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Papa pede que o «mal» dos abusos seja oportunidade de «purificação»
21.02.2019
O Papa Francisco deu hoje início aos trabalhos do encontro sobre proteção de menores na Igreja com um pequeno discurso no qual falou necessidade de se colocar «à escuta do Espírito Santo» para lidar com a «chaga dos abusos sexuais» na Igreja.

(Foto de Arquivo) 
No seu discurso, o Santo Padre reconhece que «recai sobre nós o peso da responsabilidade pastoral e eclesial que nos obriga a discutir juntos». «O santo povo de Deus olha para nós e espera de nós não apenas condenações simples e óbvias, mas medidas concretas e eficazes a aplicar», disse.
 
A base de trabalho, o «ponto de partida», como lhe chamou o Papa no seu discurso, são «alguns critérios importantes, formulados pelas várias Comissões e Conferências Episcopais».
 
Francisco pede que os participantes façam «caminho armados de fé e espírito de máxima parrésia, coragem e concretude», e rezou para que o «Espírito Santo» ajude a «transformar este mal numa oportunidade de tomada consciência e purificação».
 
Os participantes ouviram passagens de testemunhos lidas por membros da Comissão Organizadora, questionando porque é que «ninguém» ouviu ou acreditou nas vítimas destes «crimes».
 
Já após a intervenção do Papa, foram projetados na sala depoimentos de cinco vítimas, gravados previamente, quatro homens e uma mulher, incluindo um padre, naturais da América do Norte e do Sul, da África, da Europa de Leste e da Ásia.
 
Durante os trabalhos, até sábado, uma vítima apresenta o seu testemunho, ao vivo, num dos momentos de oração da noite.

Os trabalhos prosseguem com as intervenções do Cardeal Luis Antonio Tagle e de D. Charles Scicluna, seguidas de trabalhos de grupo, com os quais se concluirão os trabalhos da manhã, que estão a ser sobre o tema da Responsabilidade.

A reportagem em Roma no encontro sobre Proteção de Menores na Igreja é realizada em parceria para a Família Cristã, Agência Ecclesia, Flor de Lis, Jornal Voz da Verdade, Rádio Renascença e SIC.
 
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler