O Papa confirmou hoje que a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto ocorrerá durante a visita do Papa Francisco, por ocasião das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.

O anúncio aconteceu durante a reunião do Consistório em Roma, e foi confirmado pela Ir. Ângela Coelho. «Sim, o Papa acabou de anunciar que a canonização dos pastorinhos será em Fátima no 13 de maio. Estou muito feliz», declarou a postuladora da causa da canonização dos pastorinhos, que esteve a assistir ao Consistório em Roma e revela como tudo aconteceu.
«O anúncio foi feito em latim. Os nossos pastorinhos foram os primeiros nomes da lista, pois é a única data diferente das outras, e vão acontecer em primeiro lugar. O Cardeal Angelo Amato fez depois uma descrição da vida dos pastorinhos, e foi assim», conta, emocionada.
A religiosa portuguesa explica que sente uma «enorme alegria» com este anúncio. «É uma maneira muito bonita de coroar as celebrações do Centenário das Aparições em Fátima», afirma.
A notícia também já foi confirmada pelo Santuário de Fátima na página oficial da visita do Papa a Portugal. «Francisco e Jacinta Marto vão ser canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco», pode ler-se, juntamente com as reações de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que afirmou que «o Centenário das Aparições atinge todo o seu esplendor», com esta notícia da canonização. «[Um grande dom] Para todos aqueles que reconhecem nos Pastorinhos um exemplo luminoso de um caminho de santidade que, através do Imaculado Coração de Maria, nos conduz até Deus», acrescentou.
D. António Marto agradece «ao Papa Francisco que, como Pastor universal da Igreja, nos concedeu tão benevolamente a graça da festa da canonização em Fátima sob a sua presidência. Estamos certos de que Francisco e Jacinta não deixarão de lhe manifestar a sua gratidão e a eles associamos as nossas orações de reconhecimento».
Também o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, se mostrou satisfeito com estas notícias e expressou uma «profunda gratidão». «Gratidão a Deus, que nos concede a graça de novos santos como modelos e intercessores; mas gratidão igualmente ao Santo Padre, que tomou a decisão de fazer a canonização neste lugar», afirmou.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, também já reagiu às notícias através da rede social Twitter.
Notícia atualizada às 10h05 com as reações de D. António Marto, do Pe. Carlos Cabecinhas e de D. Manuel Clemente.
Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler