O Pe. José Tolentino Mendonça foi o sacerdote escolhido para orientar as meditações que vão acompanhar os Exercícios Espirituais (EE) do Papa Francisco e dos colaboradores da Cúria Romana, com início agendado para o primeiro domingo da Quaresma, a 18 de fevereiro, e conclusão prevista para dia 23, em Ariccia, próximo de Roma.
“Elogio da sede” é o tema geral das reflexões a propor pelo biblista português, que, no esquema distribuído pela Prefeitura da Casa Pontifícia, é apresentado como «vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa» e «consultor do Pontifício Conselho da Cultura», segundo notícia no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).
O Papa e todos os participantes nos EE têm a saída prevista para as 16h00 de dia 18, seguindo-se uma viagem de cerca de 45 minutos até à casa de Ariccia, pertença dos padres paulistas, onde o Papa Francisco tem realizado todos os EE de Quaresma desde que assumiu o pontificado.

As dez meditações, segundo o SNPC, têm temas como «Aprendizes do assombro». «A ciência da sede», «Percebi que estava com sede», «Esta sede de nada», «A sede de Jesus», «As lágrimas contam uma sede», «Beber da própria sede», «As formas do desejo», «Escutar a sede das periferias» e «A bem-aventurança da sede».
«De segunda a quinta-feira os Exercícios Espirituais começam com a concelebração eucarística (7h30), continuando com o pequeno-almoço, meditação, almoço, nova meditação, Vésperas, adoração eucarística e jantar», pode ler-se no site do SNPC.
No último dia, sexta-feira, após a meditação matutina, os participantes saem da Casa do Divino Mestre, de regresso ao Vaticano.
As audiências do papa, incluindo a geral, realizada à quarta-feira, são habitualmente suspensas durante os Exercícios Espirituais.
Texto: Ricardo Perna
Fotos: Ricardo Perna e Wiki Commons
Continuar a ler