Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Pemba: «Não vão conseguir tirar Deus de vós»
18.11.2021
Em Moçambique, D. António Juliasse, administrador apostólico da diocese de Pemba, visitou o centro de realojamento de Meculene. A delegação da Fundação AIS enviou um comunicado às redações, dando conta da «forma emotiva, com cânticos e danças» com que foi recebido «por mais de meia centena de cristãos que estão agora neste local» e que fugira de Cabo Delgado desde outubro de 2017.

D. António Juliasse é administrador apostólico da diocese de Pemba.

D. António Juliasse foi visitar as obras de construção da sala multiusos São José, iniciativa que tem o apoio directo da Fundação AIS e aproveitou a ocasião para lembrar que o povo cristão saberá resistir à ameaça terrorista: «Aqueles que estão a fazer mal, aqueles que estão a cortar cabeças das pessoas, que podem ter tirado as vossas casas, a vossa criação, cabrito, galinha, outros animais, as vossas machambas, os vossos bens, podem ter tirado tudo isso, mas tirar Deus eles não vão conseguir. Não vão conseguir tirar Deus de vós.»

O Administrador Apostólico da Diocese de Pemba aproveitou o encontro para reafirmar a importância da paz, da oração e do compromisso da Igreja em apoiar as populações vítimas de grupos radicais que continuam ativos na região apesar das operações militares no terreno. 

Este centro de realojamento de Meculene recebe 648 famílias. Além do centro multiusos, há intenção de construir casas abrigo para as pessoas que tiveram de fugir e que, como lembrou o Administrador Apostólico de Pemba, perderam tudo o que tinham. «É a Igreja, é a diocese de Pemba, através da Cáritas, que está a ajudar a construir todos estes equipamentos… Todas estas casas aqui, todo este estaleiro que está aqui, que estão a ver», disse D. António Juliasse.

No centro multiusos haverá espaço para momentos de oração, mas também reuniões e encontros comunitários. «Faltava [aqui] esta parte espiritual de oração. Agora já começou. Agradeçamos a Deus. Temos de ir para a frente. Não existe cristão deslocado. Cristão é cristão em todo o lado. Não existem cristãos de primeira ou de segunda… Onde nós nos encontrarmos todos nós somos cristãos. Vocês são cristãos aqui, em Mueda, em qualquer lado. Vocês são cristãos e mais nada.»

 
Continuar a ler