A postulação da causa da canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, liderada pela Ir. Ângela Coelho, lançou uma medalha comemorativa da canonização dos pastorinhos.
A FAMÍLIA CRISTÃ mostra em primeira mão as imagens da medalha que irá ser entregue ao Papa Francisco, à família da criança miraculada, aos familiares da Jacinta e do Francisco e a todos os que intervieram no processo que conduziu à canonização dos pastorinhos, que irá acontecer este sábado, segundo informou a postulação à nossa revista.
«É uma medalha circular, de formato simples, expressando a simplicidade austera que marcou as vidas de Francisco e Jacinta Marto», segundo se pode ler na memória descritiva da medalha. Na frente da medalha podemos ver as figuras de Francisco e Jacinta que aparecem sublinhadas por formas circulares concêntricas a desenhar a luz das aparições na qual experimentaram a presença de Deus. No meio, «emerge a centralidade de uma cruz, evidenciando como Cristo se tornou o centro da vida dos Pastorinhos de Fátima, também chamados de “candeias que Deus acendeu”», acrescenta o documento.
No verso da medalha, o terço incrustado «evoca o apelo insistente da Senhora do Rosário quando, na Cova da Iria que o Papa Francisco visita no âmbito do Centenário das Aparições, pede esta oração para que o mundo alcance a paz», pode ler-se.
Santuário oferece estátua de alabastro ao Papa
O Santuário de Fátima informou também no dia de ontem que irá proceder à oferta de uma peça em alabastro intitulada “Promessa”, representando Nossa Senhora de braços abertos, envolvendo os Três Pastorinhos na luz que irradia.
A peça é da autoria da escultora Lígia Rodrigues. A escolha do material, explica a autora, teve em consideração a ambiência de luz descrita pela Irmã Lúcia nas suas Memórias: «Era necessário um material que deixasse passar a luz, sugerindo a imanência, qual transparência de Maria, como no caso do alabastro», afirmou, em declarações reproduzidas pela sala de imprensa do Santuário.
Na imagem, Nossa Senhora apresenta o Seu Imaculado Coração na mão direita e o terço na mão esquerda.
Lúcia, Francisco e Jacinta estão representados de joelhos, com as mãos postas em sinal de oração, “como a resposta afirmativa que deram ao convite de Maria”. Na imagem, Lúcia dialoga com Nossa Senhora.
Texto: Ricardo Perna
Fotos: Ricardo Perna e Santuário de Fátima
Continuar a ler