Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Presidente da República testa positivo e negativo à COVID-19
12.01.2021
Uma nota na página de internet da Presidência da República revela que «o teste feito esta manhã [de terça-feira] pelo Instituto Ricardo Jorge voltou a dar resultado negativo. O Presidente da República aguarda agora as orientações das autoridades de saúde».

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve um teste positivo de diagnóstico ao novo coronavírus na segunda-feira à noite. Está assintomático, e cancelou toda a sua agenda para os próximos dias.«Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora [segunda-feira], às 21:40, que o teste PCR deu positivo», lê-se numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet.



Segundo a mesma nota, o chefe de Estado, «que está assintomático» comunicou esta situação «ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico».

Mais tarde, nova nota no site da Presidência da República dando nota que «o presidente da República já respondeu ao inquérito epidemiológico do Delegado de Saúde e fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM, cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas».

Na manhã desta terça-feira, dia 12 de janeiro, a Presidência informa que «o resultado do teste realizado esta noite pelo Instituto Ricardo Jorge foi negativo». Agora «o presidente da República mantém-se em isolamento e aguarda a realização de um teste confirmativo», o tal que na tarde de terça-feira deu negativo.

O presidente acompanhou a reunião no Infarmed à distância e ouviu os partidos sobre o novo estado de emergência por telefone.
O Governo vai decidir que medidas entrarão em vigor. Mas já se sabe que haverá um novo confinamento semelhante ao de março de 2020.
 
Texto: Cláudia Sebastião com Agência Lusa
Continuar a ler