Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Questionário Laudato si'
27.09.2021
Foi este o inquérito distribuído pelas diferentes estruturas eclesiais em Portugal. As indicações dos números dizem respeito aos pontos na encíclica Laudato si' onde podemos ver referência à temática que consta da pergunta:

Foto Jed Owen | Unsplash

A - A diocese/congregação/movimento/instituição tem definidas metas ecológicas, traçadas a partir da Laudato si? Se sim, quais são e quais os timings para a sua concretização?

B - Os temas da encíclica são integrados de alguma forma na formação aos ministérios ordenados ou na elaboração de programas pastorais? Se sim, de que modo?

C - Número 2 - Há separação e reciclagem de lixo nos serviços da diocese/congregação/movimento/instituição?

D - Número 2 - Houve medidas para reduzir ou eliminar plásticos e outros materiais descartáveis? 

E - Se respondeu Sim, quais? Se respondeu Não, deixar em branco esta resposta

F - Número 2 - Há estratégias para evitar o desperdício de água potável? 

G - Se respondeu sim, quais? Se respondeu Não, deixar em branco esta resposta

H - Número 2 - Sempre que possível, as deslocações dos funcionários da diocese/congregação/movimento/instituição são feitas por meios não poluentes – a pé, de bicicleta, otimização do uso de transportes privados ou uso dos transportes públicos?

I - Número 9 - Nas instituições da diocese/congregação/movimento/instituição (seminários, casa de retiros, outras…), evita-se o consumo de carnes de animais maltratados, comprando apenas em fornecedores que tenham esse cuidado? 

J - Número 9 - Há sensibilização ou iniciativas para a partilha de bens (alimentar, roupa, mobiliário ou outros) que podem já não estar a uso por pessoas ou instituições para distribuir por quem necessite? 

K - Se sim, indique alguns exemplos. Caso seja não, deixe esta resposta em branco

L - Número 13 e 232 - Houve algum diálogo, encontro ou colaboração com movimentos ambientalistas sobre as questões levantadas pela Laudato Si? 

M - Se sim, indique um ou dois exemplos. Caso não, deixe esta resposta em branco.

N - Número 20 - Houve campanhas de sensibilização contra a utilização de agrotóxicos? 

O - Se sim, deixe aqui um ou dois exemplos. Caso não, deixe esta resposta em branco.

P - Número 22 - Utilizam papel reciclado nos serviços da diocese/congregação/movimento/instituição?

Q - Número 23 - Já houve alguma plantação de árvores em terrenos disponíveis ou dos quais a diocese/congregação/movimento/instituição é proprietária? 

R - Números 24, 69 e 109 - A nível da diocese/congregação/movimento/instituição (ou local, que seja do vosso conhecimento) há alguma utilização de fontes de energia renovável?

S - Números 24, 69 e 109 - Houve alguma iniciativa de formação (oficinas ou workshops) para aprender como se pode ter um estilo de vida simples?

T - Se sim, um ou dois exemplos. Caso não, deixe esta resposta em branco.

U - Números 24, 69 e 109 - Houve alguma iniciativa conjunta, ligada aos temas da encíclica, organizada com crentes de outras confissões cristãs ou de outras religiões?

V - Números 44 a 46 - Há propriedades de estruturas eclesiais ao serviço da habitação social com renda acessível, garantindo a função social da propriedade privada prevista da Doutrina Social da Igreja? 

W - Números 44 a 46 - Há propriedades de estruturas eclesiais que tenham sido dedicadas ao acolhimento de refugiados?

X - Se sim, quantos refugiados são acolhidos nessas propriedades ou edifícios? Caso não, deixe esta resposta em branco.

Y - Números 44 a 46 - Quantos funcionários há com vínculo laboral à diocese/congregação/movimento/instituição?

Z - Números 44 a 46 - Quantos funcionários estão a tempo inteiro sem contrato de trabalho, a recibos verdes ou noutro regime precário?

AA - Números 44 a 46 - Quantos funcionários recebem o salário mínimo?

AB - Números 48 a 50 - Há campanhas ou iniciativas de recolha de alimentos produzidos em excesso a nível local a fim de os redistribuir pelos membros mais desfavorecidos da comunidade? 

AC - Número 64 - As catequeses, planos pastorais e outros momentos formativos contemplam conteúdos de formação e conhecimento sobre os “compromissos ecológicos que (devem brotar) das nossas convicções”, como sugere o Papa? 

AD - Se sim, indique um ou dois exemplos. Caso não, deixe esta resposta em branco.

AE - Número 129 - Há algum mecanismo, por parte dos serviços da diocese/congregação/movimento/instituição, de compra de produtos aos pequenos agricultores locais? 

AF - Número 231 - A diocese/congregação/movimento/instituição mobiliza os crentes para iniciativas da sociedade civil, de encontro e diálogo fora dos tradicionais espaços de decisão política ou religiosa? 

AG - Se sim, indique um ou dois exemplos.

AH - Número 246 - Com que periodicidade são utilizadas as orações finais do Papa na encíclica, de carácter ecuménico, em encontros, iniciativas, celebrações? 



 
Continuar a ler