Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Reitor do Santuário de Fátima lança livro sobre Eucaristia
03.07.2020
O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, tem um novo livro. «No coração da Igreja» tem prefácio do cardeal D. António Marto. O cardeal e bispo de Leiria-Fátima escreve que esta é «uma obra de síntese, única, de um teólogo português, muito bem fundamentada e sistematizada, que apresenta a Eucaristia nas várias vertentes do mistério acreditado, celebrado e vivido, na dimensão pessoal, eclesial e missionária. O autor consegue fazer tudo isto conjugando os aspetos teológico, litúrgico e pastoral dentro de um horizonte de evangelização e numa linguagem acessível e atraente».

Capa do livro.Para D. António Marto, «depois do estudo atento do livro, o leitor não olhará mais a Eucaristia como simples rito, mas como encontro único e insubstituível, real e concreto, com Cristo ressuscitado. Em cada celebração eucarística é Cristo que Se torna presente, que nos fala, que nos dá a sua vida, que nos torna participantes do mistério da sua entrega na morte e da sua ressurreição. A partir daqui surge um novo olhar sobre o mistério e a sua celebração».

A apresentação do livro será dia 10 de julho, no Anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, a partir das 17h30. O Pe. Joaquim Ganhão, diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima apresenta o livro e o Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e autor do prefácio do livro, estará presente.

O Pe. Carlos Cabecinhas é reitor do Santuário de Fátima desde 2011. Fez a sua especialização teológica no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, onde completou o Mestrado e Doutoramento em Liturgia. Lecionou Liturgia e Sacramentologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Tem colaborado na formação teológica de agentes de pastoral litúrgica, em diversos âmbitos.
Continuar a ler