Existem santos desde que existe a Igreja. Pessoas boas, de carácter, que servem de exemplo de fé, dedicação, empenho, a todos quantos professam a fé católica, e não só... E Portugal não foge à regra. São 9 os santos portugueses, canonizados pela Igreja Católica, 10 se contarmos com a exceção de Santa Joana Princesa, que, apesar de ser chamada de santa, é apenas beata.
Para melhor os conhecermos, percorremos o país à procura dos seus locais de origem, do que ainda pode ser visitado, a fim de que se possa conhecer melhor cada um deles. É uma boa sugestão de viagem para a família, pois alia a beleza do nosso país e do património religioso às histórias destas figuras que tanto nos podem inspirar a todos.

Grande evangelizador das Índias, entrou na Companhia de Jesus no final da adolescência e dedicou toda a sua vida a evangelizar os povos naquele país, onde foi martirizado e acabou por morrer, em 1693.
Não há já registos dos locais onde nasceu e por onde terá passado em Lisboa, fruto das consequências do terramoto de 1755. Mas fica o testemunho de entrega radical à missão deste santo. Num tempo em que levar o Evangelho aos gentios era uma missão arriscada, João conseguiu fazê-lo, nunca procurando o seu conforto, ou sequer algum benefício político.
Também por isso, a sua missão enfrentou várias dificuldades e os frutos do seu trabalho, muito bem recebidos pelas populações, que batizava aos milhares, demoraram a ser reconhecidos pelos seus pares. No entanto, esse reconhecimento chegou, e foi nomeado Superior da Missão do Madurai, na Índia.
Ainda regressou a Portugal, para dar testemunho da sua missão, mas o seu coração nunca deixou a Índia, para onde voltou assim que pôde, contrariando tudo e todos.
Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler