Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
S. João de Deus, cuidador dos doentes
12.08.2021
Existem santos desde que existe a Igreja. Pessoas boas, de carácter, que servem de exemplo de fé, dedicação, empenho, a todos quantos professam a fé católica, e não só... E Portugal não foge à regra. São 9 os santos portugueses, canonizados pela Igreja Católica, 10 se contarmos com a exceção de Santa Joana Princesa, que, apesar de ser chamada de santa, é apenas beata.
Para melhor os conhecermos, percorremos o país à procura dos seus locais de origem, do que ainda pode ser visitado, a fim de que se possa conhecer melhor cada um deles. É uma boa sugestão de viagem para a família, pois alia a beleza do nosso país e do património religioso às histórias destas figuras que tanto nos podem inspirar a todos.




João Cidade nasceu em Montemor-o-Novo. Muito cedo deixou a sua terra e foi para Espanha. Tendo sido pastor e soldado, foi como livreiro ambulante que se fixou em Granada.

Depois de ouvir S. João de Ávila, converte-se e, em virtude de alguns comportamentos mais estranhos que alguns classificaram como loucura, foi internado no Hospital Real de Granada, onde foi tratado com os métodos violentos da época.

Muito traumatizado com o tratamento dado a esses doentes, decidiu começar a tratá-los com humanidade, e nasce assim uma história de entrega ao próximo que até hoje levou que existam centenas de hospitais da Ordem de S. João de Deus dedicados ao trabalho na área da saúde mental. Contra todas as práticas da época passou a assisti-los num pequeno hospital na R. Lucena, o qual, por se tornar pequeno para os 120 doentes e pobres, teve que mudar para outro edifício, em que pôde assistir 200 internados.

Em Montemor-o-Novo, de onde é originário, existem hoje a igreja matriz e a cripta que estará construída sobre o local onde terá sido a sua casa.


A sua entrega ao próximo levou-o a arriscar a vida várias vezes, para salvar os pacientes num grande incêndio que ocorreu no Hospital Real de Granada, e mais tarde para tentar salvar uma criança que tinha caído ao rio. Falhou, e uma pneumonia derivada dessa tentativa acabou por lhe tirar a vida, mas o seu testemunho chega até aos dias de hoje multiplicado na Ordem Hospitaleira que mantém o propósito do seu fundador.


 
Locais para visitar e conhecer melhor S. João de Deus:
Igreja matriz e cripta: Terreiro de São João de Deus, 7050-128, Montemor-o-Novo
Texto: Ricardo Perna
Foto: Instituto S. João de Deus
Continuar a ler