Existem santos desde que existe a Igreja. Pessoas boas, de carácter, que servem de exemplo de fé, dedicação, empenho, a todos quantos professam a fé católica, e não só... E Portugal não foge à regra. São 9 os santos portugueses, canonizados pela Igreja Católica, 10 se contarmos com a exceção de Santa Joana Princesa, que, apesar de ser chamada de santa, é apenas beata.
Para melhor os conhecermos, percorremos o país à procura dos seus locais de origem, do que ainda pode ser visitado, a fim de que se possa conhecer melhor cada um deles. É uma boa sugestão de viagem para a família, pois alia a beleza do nosso país e do património religioso às histórias destas figuras que tanto nos podem inspirar a todos.
Nascida em Campo Maior, Beatriz torna-se aia da princesa Isabel de Portugal, sua prima. A sua beleza causou-lhe alguns dissabores, nomeadamente na corte da prima, que a tentou matar sufocada dentro de um baú, mas Nossa Senhora apareceu-lhe e salvou-lhe a vida, pedindo-lhe que fundasse uma ordem religiosa dedicada ao serviço e louvor da Imaculada Conceição. Assim o fez, e foi assim que nasceram as Monjas Concecionistas há mais de 500 anos.
Depois de perdoar à rainha, retirou-se da corte e mudou-se para Toledo, onde, sem professar os votos, ali permaneceu mais de 30 anos em oração e entrega a Deus. É nesse local que viria a falecer, cerca de três anos depois do Papa Inocêncio VIII ter autorizado a constituição da congregação das irmãs concecionistas.
Em Campo Maior, a casa-museu de Santa Beatriz da Silva, que foi construída onde se presume que a santa tenha nascido, serve de memória à vida da santa, assim como o fazem todas as casas de irmãs concecionistas espalhadas por Portugal, Espanha e pelo resto do mundo.
Se S. Teotónio foi o primeiro santo português, ela foi a primeira santa nascida em Portugal.
Para conhecer melhor os lugares de Santa Beatriz da Silva:
Casa-museu: Rua de Santa Beatriz da Silva 6, 7370-044 Campo Maior
Igreja de Nossa Senhora da Expectação: Largo Dr. Regala, 6, 7370-047, Campo Maior
Texto: Ricardo Perna
Fotos: CM de Campo Maior
Continuar a ler