Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Santuário apresenta lema da visita do Papa a Fátima
10.02.2017
O Santuário de Fátima apresentou hoje o tema e a imagem oficial do cartaz para a visita do Papa Francisco a Fátima na celebração do Centenário das Aparições.


«O lema desta visita é “Com Maria, peregrino na esperança e na Paz”», anunciou o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, que foi também nomeado coordenador geral da visita. «O Papa virá em peregrinação ao Santuário de Fátima, para rezar com os peregrinos que o acompanham aqui e pelos meios de comunicação social. É por vontade expressa do Papa que assim acontece. O Papa vem para rezar em Fátima, com os portugueses, neste santuário que é o coração espiritual de Portugal, como disse o Papa Bento XVI», acrescentou o Pe. Cabecinhas.
 
Segundo o coordenador da visita, a escolha do tema da Paz para o lema permite ligar o pontificado de Francisco à mensagem de Fátima. «A Paz liga-nos ao Papa, ao seu pontificado e também à Mensagem de Fátima, daí esta conjugação», referiu.


Num documento entregue aos jornalistas, Francisco Providência, designer autor do logotipo hoje apresentado, refere que pretendia «que o coração (em vez da cruz), pudesse caraterizar mais o amor misericordioso do Pai do que o sofrimento redentor do Filho», e por isso o Terço aparece envolto numa forma de coração, que também se liga ao Coração Imaculado de Maria. «Pesquisou-se, para isso, um desenho de “coração” que se pudesse vincular mais ao vazio recetor de Maria, do que à inflamação passional que muitas vezes simboliza, propondo, por isso, a construção geométrica da figura em dupla elipse simétrica e convergente», refere o autor nessa nota.
 
Aos jornalistas, o Pe. Cabecinhas referiu que esta visita papal «pretende ser ação de graças para o dom que é Fátima para a igreja e para o mundo, no centenário».  «Permitirá ouvir a voz profética do Papa, e a expetativa é de que sejam muitos a vir a Fátima para o ver e rezar com ele», afirmou. Quanto ao programa, e apesar das notícias que foram avançadas hoje, nada se confirma até ao momento. «O programa oficial será divulgado apenas dois meses antes da visita, antes disso não se sabe nada», referiu.
 
Sobre os peregrinos, o Santuário afirma que «não sabe» quantos estarão, mas garante que todos serão bem acolhidos. «Haverá lugar para todos, para participar de algum modo na celebração, mesmo que não estejam no recinto», disse, referindo que irão ser colocados vários ecrãs gigantes por trás da Basílica da Santíssima Trindade e na Avenida que cruza Fátima.
 
Sobre a especulação que tem havido com o alojamento em Fátima, com quartos a serem alugados por milhares de euros, o Pe. Cabecinhas reconheceu a existência de alguma «especulação excessiva» e demonstra preocupação com a situação. «Preocupa-nos a especulação à volta dos alojamentos com a vinda do Papa. Não é praticado de forma geral, mas há uma ou outra situação de especulação excessiva. O santuário optou por, nas suas casas de acolhimento, que são limitadas, não fazer qualquer atualização de preço. Mais do que isso não me parece que possamos fazer», sustentou.

Texto: Ricardo Perna
Continuar a ler