O Cardeal José Saraiva Martins diz que a canonização de Jacinta e Francisco «é importante para Portugal e para o mundo». O antigo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos duvida que a canonização dos pastorinhos aconteça em Fátima. «Por princípio as canonizações são em Roma e as beatificações é que são nas Igrejas locais. Por isso, a norma é que são feitas em Roma, mas o papa pode escolher Fátima e canonizar na Igreja local», afirma o cardeal em declarações à Família Cristã.

Pouco provável, mas não impossível. O Cardeal Saraiva Martins defende que tudo depende da vontade do Papa Francisco: «Se ele definir pode ser feita em Fátima. Oxalá seja assim, porque é uma coisa muito importante para Fátima e para o mundo».
O antigo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos deu início ao processo de beatificação da Ir. Lúcia quando estava no cargo, mas é cauteloso quanto à possibilidade dela ser declarada venerável ainda este ano. «Acho que ainda não», afirmou.
O Cardeal Saraiva Martins disse ainda que acompanhará o Papa Francisco na peregrinação ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler