«Se salvarmos uma família é o que interessa»
11.05.2021
Emília Cardoso está disponível 24 horas por dia para ajudar casais, pessoas e famílias que precisem de ajuda. Ela é a coordenadora do CAF (Centro de Aconselhamento Familiar), de Coimbra. «Já foram muitas noites em que acontecem os problemas. E, às vezes, bem tarde na noite. As pessoas estão desesperadíssimas, e tentam contactar, sem nos conhecer», confessa. Emília a todos atende e tenta dar uma resposta. «A qualquer hora o telefone toca. Tenho ainda dois contactos a fazer hoje com um técnico para atendimento de uma pessoa. Não consigo ir para a cama sem o fazer. Uma vez uma pessoa dizia “já fui a tantos locais, pago, sou medicada, mas nem sequer olham para mim”. Aqui nós tentamos olhar para as pessoas.» Um espaço de acolhimento e de escuta que faz a diferença na vida de muitas pessoas.
A equipa do CAF é composta por técnicos especialistas, e «procura ajudar a família, respondendo muitas vezes aos seus anseios, aos conflitos relacionais. Muitas vezes precisam de ser atendidos por mais que um técnico, na área jurídica, psicológica ou outros».
«Se salvarmos uma família é o que interessa. Nós não fazemos milagres, é evidente. Mas já aconteceram vários pequenos milagres. Lembro-me que a pessoa veio e a decisão era que de facto se iam divorciar e com a ajuda do CAF isso não aconteceu. Estão muito felizes agora. E já tem acontecido com outros», conta, alegre. Emília diz que às vezes «são pequenas coisas, que para eles são grandes coisas, a braços com problemas, e que realmente precisam de ser escutadas. Às vezes, é mesmo o suficiente. As pessoas vêm, falam, não forço nada».
Contactos do CAF:
Rua Gil Vicente, n.º 2, 3000-202 Coimbra
969 881 159
cafcoimbra@sapo.pt
Entrevista conduzida e editada por Cláudia Sebastião
Foto: D. R.