No dia em que os cerca de 7 mil participantes portugueses nas Jornadas Mundiais da Juventude se juntam para a Lusofesta, o Pe. Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), afirma que um sínodo sobre a juventude seria uma «boa ideia», e refere que uma metodologia semelhante «à que Jesus usou para com os discípulos de Emaús» poderia funcionar muito bem.

«Faz sentido um sínodo sobre a juventude, porque urge repensar toda a dinâmica da igreja, principalmente sobre a juventude. O Sínodo permitiria fazer um convite e usar a metodologia de Emaús, em que Jesus não refila, não julga, mas se põe a caminhar com eles, e penso que o Sínodo poderia ter essa imagem, se fosse para avançar com este tema», diz o diretor do DNPJ.
Há umas semanas, a Família Cristã noticiou que o Papa estava já a preparar um próximo sínodo, e que uma das temáticas sugeridas pelos cardeais ouvidos pelo Papa foi precisamente esta da juventude. Não sabendo ainda se estas jornadas podem ajudar o Papa nessa decisão sobre o tema do próximo sínodo, o Pe. Eduardo refere que, a ser verdade, «o Sínodo ajudar-nos-ia a, bebendo da cultura, perceber como transmitir Deus hoje, como partilhar Deus hoje aos jovens».
As Jornadas Mundiais de Cracóvia tiveram início ontem com a eucaristia presidida pelo arcebispo de Cracóvia que deu as boas-vindas às centenas de milhares de jovens que ali se encontravam. «Vocês trazem muitas experiências, têm muitos desejos, falam muitas línguas. Mas partir de hoje nós vamos conversar no idioma do Evangelho. É uma língua de amor. É uma língua de fraternidade, solidariedade e paz», declarou.
O cardeal de Cracóvia deu as boas-vindas à «cidade de Karol Wojtyla», São João Paulo II, que ali foi arcebispo antes da eleição pontifícia. «Bem-vindos à cidade onde de modo muito especial podemos experimentar o mistério e o dom da Divina Misericórdia», acrescentou.
Hoje tiveram início as catequeses dos bispos, e tem lugar a festa portuguesa, abrilhantada pela presença da fadista Cuca Roseta, católica convicta, que vai estar com os jovens que se vão juntar na cidade de Cracóvia.
Continuar a ler