Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Televisão cristã arranca em fevereiro
19.01.2017
A Angelus TV inicia emissões na segunda quinzena de fevereiro. Sandra Dias é a diretora do canal e falou com a FAMÍLIA CRISTÃ. «O canal será gratuito e fará parte do programa básico. Neste momento, está confirmada com Nos e Meo. Estamos em negociações com Vodafone. No nosso site, estará a emissão», explica.
Foto: Angelus TV
Com o slogan «Angelus TV – Uma janela de esperança», este novo canal pretende, segundo Sandra Dias, «mostrar uma vivência de fé alegre, mesmo consciente das dificuldades que todos vivemos e que Deus me ajuda e com ele seremos vencedores».

A diretora diz que trabalham, neste momento, no projeto 20 pessoas, mas há a hipótese de contratar mais. «Uma das minhas grandes alegrias é que todas as pessoas integradas na equipa estavam à procura de emprego e isso alegra-me: saber que estamos todos juntos nesta finalidade de querermos levar algo bom e alegre ao mundo – um católico alegre e firme na fé», explica. Todos os programas são produzidos em portugal e apresentados por portugueses. Só os desenhos e filmes são dobrados.

Programação para toda a família
Sandra revela que a Angelus TV terá uma «programação familiar, para todas as faixas etárias». Além de notícias às 9h, 13h e 19h30, haverá transmissão diária da missa das 11h e do terço das 21h30 do Santuário de Fátima. Do Papa, serão transmitidas as catequeses das quartas-feiras e o Angelus aos domingos.
A programação prevê também cinema aos sábados e domingos à tarde e à quarta-feira à noite. Os mais pequeninos não foram esquecidos e a diretora do canal afirma que haverá «desenhos animados por volta das 18h, dentro da índole católica, muito diferentes do que vemos habitualmente.»

Sandra Dias mostra um pouco da grelha de programação. «Outros programas serão Caminhada com Maria com o Pe. Dário Pedroso, um programa de catequese com o Pe. Jorge Guarda. Haverá também Igreja da atualidade para informar as pessoas da posição da Igreja sobe os temas atuais. Esse programa terá sempre o Pe. José Luís Borga como convidado fixo e outros, dependendo dos temas. Temos também o Para a Vida que pretende visitar as paróquias e conhecer o trabalho que é feito. O Caminhos pela minha terra de turismo religioso mostra a História de Portugal, da Igreja e do catolicismo em Portugal. Teremos também um programa com a Ir. Ângela Coelho para apresentar a mensagem de Fátima nas suas várias vertentes.»

Projeto arranca com apoio de mecenato

Sandra Dias tem 45 anos, é jornalista e tem experiência em rádio e televisão. Nasceu em Joanesburgo, é casada e mãe de quatro filhos. Diz que «o canal foi nascendo aos pouquinhos de um gosto que eu tinha de fazer televisão». Depois de oito anos à frente do canal de televisão Canção Nova, Sandra decidiu sair. Mas o “bichinho” da televisão continuou e havia «o desejo de fazer algo mais concreto pela nossa Igreja em Portugal». Os amigos foram estimulando e apoiando até que esta ideia se tornou num projeto a sério. «Foi crescendo até que tinha de haver uma decisão e ou se punha em prática o trabalho de três anos ou se guardava na gaveta. Conseguimos viabilidade económica para o arranque com particulares, tudo com ajuda de mecenato só pelo gosto de fazer avançar o projeto», explica ao telefone a partir de Fátima, onde são os estúdios. O canal tem financiamento assegurado até ao final do ano e a diretora diz que «já há comerciais na rua para angariação de publicidade».

Sandra Dias olha para este novo projeto como um sonho. «Há dias em que paro para pensar se é real. Foi algo que sonhei e nunca pensei que o pudesse realizar. Talvez outra pessoa, mas não eu. Encaro como um grande desafio mas também com um grande sentido de responsabilidade. É o ver realizar-se eu própria essa confiança, fazendo a vontade de Deus e trabalhando para a evangelização», afirma.
 
Texto: Cláudia Sebastião
Fotos: Angelus TV

 
Continuar a ler