Três jovens de Portugal vão participar na reunião pré-sinodal que, por indicação do Papa Francisco, vai decorrer no Vaticano entre os dias 19 e 24 de março, com cerca de 300 participantes de todo o mundo.
Joana Serôdio, de 30 anos, da Diocese de Coimbra, vai representar a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), indicada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Esta jovem «faz parte da equipa coordenadora dos Convívios Fraternos de Coimbra e também da equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. De um modo mais pessoal, integra uma CVX (Comunidade de Vida Cristã) e faz Exercícios Espirituais da Vida Corrente», segundo se pode ler no pequeno currículo que a CEP enviou em comunicado.
Para além da Joana, temos dois portugueses em representação de movimentos internacionais. A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) escolheu como seu representante Rui Lourenço Teixeira, médico, da Diocese de Setúbal. «Como dirigente tem elegido a educação para a paz como um dos seus lemas. Atualmente é formador de dirigentes e, para além do seu contributo a nível local, colabora nas equipas nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Tem representado o CNE na CICE. É também coordenador e animador de um grupo paroquial de jovens. Médico de formação e docente universitário, está dedicado ao ensino e à formação das novas gerações em toda a sua extensão e riqueza. Nos contextos onde vive, deseja reiterar a importância da formação dos leigos para uma vivência autêntica da proposta de Cristo na Igreja de hoje», conforme informa a CEP em comunicado.
Finalmente, Tomás Virtuoso é o nome indicado pelo Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, para representar o movimnto a nível internacional. «Paroquiano de Carcavelos (Patriarcado de Lisboa), é membro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) desde 2010, onde assumiu as mais diversas responsabilidades, tanto a nível local como a nível nacional. Atualmente, faz parte da equipa de organização do Faith's Night Out e coordena a equipa de acolhimento a uma família de seis refugiados sírios que as EJNS receberam em dezembro de 2016», pode ler-se no comunicado.
Em outubro de 2017, no final da audiência pública semanal do Papa, Francisco anunciou a realização de um encontro com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2018.
«De 19 a 24 de março foi convocada, pela Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, uma reunião pré-sinodal para a qual foram convidados jovens de várias partes do mundo, tanto jovens católicos como jovens de outras confissões cristãs e outras religiões, ou jovens não crentes», referiu o Papa na Praça de São Pedro.
Esta iniciativa responde ao desejo anteriormente manifestado pelo Papa de envolver o maior número possível de jovens na preparação na próxima assembleia sinodal, marcada para outubro de 2018, tendo como tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
Há dias, o Papa exprimiu o desejo que os jovens de todo o mundo estejam conectados durante esses dias de assembleia e possam dialogar através da internet e das redes sociais na reunião pré-sinodal. O hashtag será #synod2018.
Texto: Ricardo Perna (com Agência Ecclesia)
Continuar a ler