«Um cristão que não seja revolucionário, não é cristão»
26.07.2016
O Papa Francisco diz que «com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo». As palavras do Papa surgem no prefácio do DOCAT, o mais recente título da coleção YOUCAT. A apresentação aconteceu nas Jornadas Mundiais da Juventude, na Polónia
O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII. O livro estará disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma APP que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida. O Papa Francisco vai oferecer o DOCAT a todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Um gesto que é o ponto de partida para uma campanha juvenil à escala global intitulada «Faz parte do sonho do Papa.»
O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. «Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento», diz o Santo Padre. Para Francisco, «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria». O Papa Francisco desafia todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. «Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», diz o Santo Padre.
Um sonho em que os jovens serão a Doutrina Social em ação. «Ponde-vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós», desafia o Santo Padre.
A edição portuguesa do DOCAT estará disponível a partir de setembro em www.paulus.pt, nas PAULUS Livrarias e nas melhores livrarias nacionais.