O casal Simão e Maria Mira pertencem à delegação portuguesa que está presente neste X Encontro Mundial das Famílias. O casal faz parte do Departamento Nacional da Pastoral Familiar e vem para saber «quais as grandes linhas orientadoras que o Papa vai transmitir durante este encontro», refere Simão Mira.
Maria Mira considera que o programa apresentado, que inicia hoje com o Festival das Famílias, «vai ao encontro daquelas que são as necessidades atuais da família, abordando as suas várias dimensões». Depois do Festival, que contará com a presença do Papa Francisco e testemunhos de famílias de todo o mundo, para além de uma forte componente musical, o programa consta de dois dias de conferências sobre a família, com oradores e famílias de todo o mundo.
No final, depois de uma noite de festa e animação nas paróquias de Roma, o Papa presidirá à Santa Missa com os dois mil delegados presentes, vindos de todo o mundo, e fará o envio oficial das famílias pelo mendo durante o Angelus, no domingo. «O que está em causa é a possibilidade de demonstrar o que é um apostolado da família, é esta dimensão internacional que temos e possibilidade que nos é dada pelo Papa de juntar em cada paróquia, em cada diocese espalhada pelo mundo esta união enorme das famílias e demonstrar isso a toda a gente», diz Simão Mira, que considera este formato é em si uma oportunidade de algo diferente.
Sobre a presença do Papa hoje, no Festival das Famílias, espera «uma palavra de acolhimento, de alegria e festejo por conseguirmos finalmente, mesmo com uma representação mais pequena, estarmos juntos, tanto as pessoas que estão cá como as que estão fora, por causa destes meios tecnológicos, e tenho a certeza que o Papa vai demonstrar esse entusiasmo».
Para Simão Mira, dar a conhecer as famílias e os seus exemplos é importante, pois «as famílias muitas vezes não se apercebem de que na simplicidade do seu exemplo, da sua perseverança, de estarem disponíveis para os outros, aparecerem à sociedade em geral, é importantíssimo porque demonstra a grande proximidade que há entre todos nós, e o Papa tem batido muito neste ponto de estarmos presentes, disponíveis».
A reportagem em Roma no âmbito do X Encontro Mundial das Famílias resulta de uma parceria entre a Família Cristã, a Agência Ecclesia, o Diário do Minho e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.
Texto e foto: Ricardo Perna
Continuar a ler