Usar a «gramática dos jovens» para evangelizar o mundo digital
19.10.2018
O Superior Geral dos Paulistas, o Pe. Valdir José de Castro, é um dos participantes no Sínodo dos Jovens que está a decorrer em Roma até ao próximo dia 28 de outubro. No final da conferência de imprensa em que participou para dar testemunho da sua participação, explorou mais as suas ideias numa pequena conversa com a Família Cristã.
Este sacerdote brasileiro acredita que, apesar das «muitas iniciativas no campo digital» que a Igreja tem, é preciso fazer mais, se a Igreja pretende chegar até aos jovens. «Existem redes, congregações, paróquias, comunidades que utilizam, mas ainda precisamos de usar mais, precisamos estar mais presentes, sem desconfiança, porque ainda há desconfiança», lamenta, dando como exemplo o facto de, apesar do tema estar presente no Instrumentum laboris, aparece apenas «em algumas intervenções no Sínodo, mas poderia ser mais», refere.
Neste sentido, o Pe. Valdir acrescenta que o ambiente digital pode ser um «ambiente onde levamos [Igreja] a mensagem ao jovem», mas também pode ser muito mais que isso. «É um ambiente onde podemos e devemos envolver os jovens na evangelização. São os jovens que conhecem a gramática, a linguagem desses meios, e às vezes, como Igreja, buscamos mais levar as coisas, o conteúdo, a doutrina», mas é preciso saber «como formar os jovens e prepará-los para que eles se envolvam na evangelização e façam esse trabalho de evangelização por meio das redes», adianta.
É por isso que este sacerdote tem a certeza que o documento final vai trazer «acenos», ideias, sobre esta matéria, para que a Igreja «possa dar caminhos à frente dentro desse ambiente junto com os jovens».
Para que isto aconteça, afirma, a Igreja tem de deixar de ver os jovens como «satélites» de si mesma, para passar a encará-los como «membros efetivos da Igreja». Ao mesmo tempo que a Igreja precisa de lhes dar «muita ajuda no discernimento, que é o tema do nosso Sínodo, para lhes darmos conteúdos, uma formação, também para estarem nesse ambiente digital com liberdade, responsabilidade, prudência», os jovens podem retribuir, diz o Pe. Valdir, com uma ajuda «na evangelização da Igreja neste ambiente». «Eles podem ensinar-nos, neste aspeto das tecnologias, a caminhar por esse lado», conclui.
A reportagem do Sínodo dos Bispos é realizada em parceria para a Família Cristã, Agência Ecclesia, Flor de Lis, Rádio Renascença, Voz da Verdade