Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Velas da Cáritas já estão à venda
12.11.2021
A Cáritas assinala Dia Mundial dos Pobres com o lançamento da Operação «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz». Esta campanha nacional arranca no dia 14 de novembro, Dia Mundial dos Pobres. Com o lema «Há gestos que constroem», a organização «propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros». As velas podem ser compradas nas Cáritas diocesanas, nas lojas Pingo Doce. Muitas paróquias também as terão disponíveis. Este ano será também possível comprá-las pela internet em www.caritas.pt/estrelas.
 


O dinheiro angariado através das vendas das velas são canalizadas todos os anos para «dois objetivos de carácter nacional e internacional». A Cáritas Portuguesa informa que, em 2021, serão um contributo para a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), e serão, também, aplicados em projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (35%)». 
 
Entre maio de 2020 e outubro de 2021, a Cáritas Portuguesa apoiou mais de 18 mil pessoas (6 610 famílias - 3 042 novas famílias apoiadas) a lidar com as consequências da Covid-19, e que se somaram às que as Cáritas diocesanas já apoiavam anteriormente. As ajudas são alimentares, mas também o pagamento de despesas relacionadas com a habitação (61% - rendas), com a saúde (15%), e com a eletricidade (13%).
  
Em comunicado, a Cáritas Portuguesa informa que «no âmbito desta campanha está também a implementar o projeto “Cáritas na Escola”», que «convida a comunidade educativa à vivência de um dia diferente, com a realização de atividades que consciencializam os alunos (do 1º ciclo ao secundário) para a defesa da dignidade humana e para a promoção da paz».
 
Texto: Cláudia Sebastião
Continuar a ler