Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Voluntariado online: a nova modalidade de ajuda solidária
19.11.2018
A tecnologia mudou muito a nossa forma de viver, mas também a forma de comunicar uns com os outros e até na maneira como procuramos a informação. Hoje, todos temos acesso ao que se passa no mundo ao segundo, sem quaisquer barreiras quer de espaço, quer de tempo. Desde que tenhamos um computador, um tablet ou um smartphone, internet e algum tempo livre, podemos contribuir, ou seja, podemos dar um pouco de nós próprios a uma determinada causa ou ONG sem estarmos fisicamente presentes. Esta colaboração chama-se voluntariado online, voluntariado digital, cyber voluntariado ou e-volunteering, que não é nada mais nada menos do que a nova modalidade de ajuda solidária. E, como não poderia deixar de ser, existe um sem-número de possibilidades para fazer o bem. Por isso, desafio-te a ti, que estás a ler estes parágrafos, a entrares para o mundo da e-solidariedade! Assim, se:
 
– és psicólogo? Oferece o teu tempo para dar apoio emocional numa linha de apoio em situações de emergência social.
 
– és advogado? Dá aconselhamento jurídico gratuito às instituições.

– és professor/formador? De acordo com a área da tua formação, leciona cursos online, cria aulas virtuais, modera discussões em grupos, orienta jovens via Skype ou até dá seminários grátis.

– falas fluentemente outro idioma? Ajuda a fazer traduções. Há todo um vasto campo neste domínio, por exemplo: artigos, revistas, documentos, relatórios e apresentações.

– és consultor? Porque não canalizar as tuas competências na elaboração de propostas para projetos, desenvolver estratégias para angariar recursos ou até pesquisar possibilidades de obter novas parecerias?

– és analista de dados? Ajuda na introdução de dados, análise, pesquisa, manutenção ou construção de bases de dados.

– és designer? Cria logos e layouts de publicações, dá largas à tua criatividade e desenvolve a identidade de uma determinada organização.

– és um profissional de Tecnologia da Informação (TI)? Desenvolve websites, cria blogues, animações e vídeos para campanhas.

– és historiador? Ajuda a tornar os documentos históricos acessíveis a um público mais vasto.

– és um observador de pássaros? Podes ajudar a rastrear populações de pássaros e padrões de migração.

Identificas-te com alguma destas atividades? Tenho a certeza que sim. Por isso, está na hora de dar mais um passo em frente. Chegou o momento de uma análise ponderada para tentar descobrir qual a organização que mais gostarias de ajudar. E, para agilizar essa pesquisa, deixo alguns links onde poderás aceder e obter mais informação. Em todas estas ligações, é necessário fazer um registo e indicar a disponibilidade, as áreas de interesse e os talentos que se querem partilhar.

http://bolsadovoluntariado.pt 
http://skillsforchange.org 
https://www.onlinevolunteering.org 
https://www.bemyeyes.com 
https://www.volunteermatch.org 
https://www.idealist.org 
https://www.catchafire.org 
https://ebird.org 
https://transcription.si.edu/ 
https://www.vollie.com
 
Nesta brevíssima digressão sobre o voluntariado online ficaste a compreender que este tipo de voluntariado é simples, rápido e, acima de tudo, eficaz e que está em modo crescente. A internet abre efetivamente as portas, mas é a audácia de experimentar novas formas de ajudar e a vontade de partilhar que provoca a mudança. Está literalmente nas tuas mãos ajudares o mundo a ser melhor!