A iniciativa Youcat Bible Day juntou no passado sábado mais de 2500 jovens do Patriarcado de Lisboa (dados da organização) numa ação de evangelização de rua que decorreu na baixa da capital portuguesa. Pelo segundo ano, o Patriarcado aliou-se à PAULUS Editora para levar a cabo uma iniciativa que pretendia dar a conhecer a coleção de livros YOUCAT, dedicados aos jovens.

O dia começou chuvoso, mas isso não retirou a alegria dos milhares de participantes que acorriam à Igreja de S. Domingos, na Baixa, para fazerem a inscrição. A Ir. Isabel, do Patriarcado, explicou à Família Cristã que os jovens foram divididos em 11 catequeses, que decorreram em simultâneo em 11 igrejas da Baixa de Lisboa. «Foram 11 catequeses que partiram da análise da realidade dos adolescentes de hoje. A questão da tecnologia, a relação entre pares, a participação social, temas que definimos a partir do documento de trabalho do Sínodo dos Bispos», diz.
Depois das catequeses, os jovens recebiam um kit de missão que os levou a interagir com várias pessoas que passeavam pela zona. «Eles foram espalhar a palavra com atividades lúdicas, uns pela oração, pelo teatro, música, têm sempre qualquer coisa para dizer ou dar às pessoas da Palavra: um verso de um salmo, um versículo do Novo Testamento, vão andar a descobrir o significado do símbolo de Lisboa e dos mártires no Apocalipse», entre outras dinâmicas.

Apesar de alguma vergonha inicial e da chuva que teimava em dificultar o trabalho dos jovens, foram vários os que não hesitaram em abordar as pessoas, fosse para lhes entregar um balão com uma mensagem, ou para ensaiarem com eles a coreografia de uma música religiosa, ou para explicarem significados de locais na cidade. Se havia quem rejeitava ouvi-los, muitos eram os que paravam e ficavam à conversa com os adolescentes.
Esta missão de rua ficou concluída com uma concentração no Terreiro do Paço, na qual os jovens travaram conhecimento com algumas personagens bíblicas que os aguardavam lá.

Com eles, seguiram em grupo para a Igreja de S. Domingos, onde D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, presidiu à eucaristia e convidou os jovens a fazerem a diferença. «Convido-vos a fazerem a diferença. Onde vocês estão: nas vossas escolas, nas vossas familiais, na vossa catequese, nos vossos divertimentos convido-vos a fazerem a diferença. E a diferença faz-se assim: entregando-se completamente», convidou D. Nuno Brás no fim da homilia, citado pela Rádio Renascença.
O bispo começou por fazer uma referência às leituras deste Domingo, terminando a deixar uma certeza. «Deus quer-te completamente na tua vida normal, Deus quer que te entregues completamente na tua vida normal porque ele se entregou completamente, porque Deus não sabe entregar-se de outra forma a não ser assim. Totalmente, completamente. E isso faz toda a diferença”, concluiu D. Nuno Brás.
Para a Ir. Isabel, esta iniciativa atrai os jovens porque é «não convencional». «Nós apostámos muito no não convencional, nas atividades lúdicas. Eles precisam do prático, de perceber que a Palavra de Deus não é uma teoria, um livro apenas cultural ou literário, mas uma Palavra Viva, e pode iluminar a nossa vida das mais variadas formas. Quisemos proporcionar a experiência de que ser cristãos é algo de positivo que pode ser comunicado. O Papa pede-nos isto e está ligado ao Ano Missionário que estamos a viver. Não estamos fora da sociedade, somos membros dela e temos uma mensagem positiva para levar à sociedade», defendeu.
Pode ver abaixo alguns dos momentos que marcaram este dia na fotogaleria.
Reportagem e fotos: Ricardo Perna
Continuar a ler